Você conhece os diferentes tipos de meia e sabe como utiliza-los no dia a dia?
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esse item que é indispensável no dia a dia por trazer mais conforto aos pés, mas que também pode ser uma peça muito fashion.
Se você deseja saber um pouco da história das meias, materiais e principais tipos de meia, não deixe de acompanhar este post até o fim!
História das meias
A história das meias começou lá na Grécia, por volta de 600 a.C. As primeiras meias eram utilizadas apenas por mulheres, muito semelhantes a sapatos baixos, e cobriam apenas os dedos e o calcanhar. Em Roma, as meias também eram usadas, em geral feitas de couro macio.
As meias como conhecemos hoje surgiram na Inglaterra. A partir de momento em que os ingleses descobriram que as meias eram excelentes para proteger os pés, começaram a criar as primeiras máquinas para produzi-las, por volta de 1589.
Mas foi apenas a partir da década de 30 do século XX que as meias começaram a fazer parte do look, deixando de ser apenas um item utilitário.
Hoje, são utilizadas por homens e mulheres e fazem parte da rotina de praticamente todo mundo, seja de maneira utilitária (para proteger ou esquentar os pés) ou para produzir os looks.
Os principais materiais usados na confecção das meias
- Seda: A seda foi um dos primeiros materiais utilizados na produção das meias. Por ser muito sensível e sofisticado, não é muito utilizado no dia a dia.
- Náilon: O náilon foi o material responsável por popularizar as meias, e até hoje é muito utilizado. O náilon é utilizado principalmente nas meias finas, e é muito resistente.
- Algodão: O algodão é o material mais utilizado para a produção de meias atualmente. Isso se dá principalmente porque o tecido é resistente, fácil de lavar e muito confortável.
Diferentes tipos de meia e quando usar
Além dos diferentes materiais, também existem vários modelos de meias, para distintas ocasiões:
Meia soquete
A meia soquete tem um cano médio, e pode ser usada em diferentes ocasiões, com praticamente todas as peças de roupa.
Meia social
As meias sociais também têm um cano médio, e são muito indicadas para usar com sapatos sociais, nos ambientes corporativos.
Meia calça
A meia calça é uma peça única, que combina muito bem com vestidos, shorts e saias. A meia calça pode ser utilizada apenas para valorizar a perna e esconder irregularidades da pele (no caso das meias em tom nude) ou trazer mais personalidade ao look (no caso das meias arrastão e as coloridas).
Meia ¾
A meia ¾ fica na altura do joelho, dependendo de seu material, pode ser utilizada em diversas situações. A meia fina em tom nude é ótima para o ambiente de trabalho, podendo ser utilizada com calça e sapato. As meias de algodão transformam um look básico com saia ou shorts em algo mais criativo.
Meia sapatilha
A meia sapatilha é ótima para quem pratica esportes, pois fica praticamente invisível quando usada com tênis. Esse modelo tem cano curto e é básico.
No post de hoje, você conferiu um guia sobre as meias, com um pouco da história, materiais utilizados na confecção e tipos de meia. Quer conhecer alguns modelos dessa peça para adicionar ao guarda roupa? Visite nosso e-commerce!
Deixar uma resposta