Cuidar de produtos em couro: veja tudo o que você precisa saber

como cuidar de produtos em couro

Antes de investir em uma peça de couro, é importante saber que existem alguns cuidados com produtos de couro que fazem toda a diferença para garantir uma boa conservação.

Já que esses produtos são mais caros, saber como garantir sua durabilidade é fundamental, não é?

Por isso, no post de hoje vamos trazer algumas dicas de cuidados com produtos de couro, que vão ajudar você a ter sua peça linda por muito mais tempo.

Características do couro

Para começar, é importante entender quais são as principais características do couro. Isso ajuda na compreensão das necessidades da peça.

  • É um material maleável, que se adapta aos pés e não marca, mas também é bastante firme e resistente.
  • O couro é um material que respira, e permite a transpiração da pele, o que traz mais conforto na hora de usar.
  • É impermeável.
  • Não absorve odores.

Tipos de couro

tipos de couro

Para cuidar do couro de forma adequada, também é necessário saber quais são os tipos diferentes, afinal, pode influenciar na forma como é tratado.

Basicamente, existem três tipos:

Couro sintético

O couro sintético lembra uma superfície de vinil, e é feito a partir de um composto de plástico. Assim, é um material não tão durável quanto o couro legítimo, no entanto é mais acessível.

Couro ecológico

O couro ecológico é muito parecido com o sintético, porém produzido a partir da seringueira,  de maneira mais sustentável, com menos processos químicos e impacto ambiental.

Couro legítimo

O couro legítimo é o couro natural, feito a partir de peles de animais. Devido ao seu processo, é o tipo de couro mais caro e também o mais durável.

Algumas aplicações do couro são:

Cuidados com produtos de couro

como cuidar do couro

Depois de conhecer os diferentes tipos de couro, veja como cuidar de seus produtos feitos com esse material:

Cuidado com a água

Mesmo que o couro seja impermeável, quando seu produto for molhado, o ideal é deixar secar completamente à sombra, pois o sol pode manchar. Por se tratar de um material natural, água em excesso danifica, então cuidado com esse fator.

Na hora de limpar, aposte apenas em um pano úmido para retirar o excesso de resíduos, e repita o modo de secagem.

Guarde em local arejado

O couro legítimo é um material que precisa respirar, afinal, é uma pele. Assim, é importante que suas peças de couro sejam armazenadas em espaços bem arejados, e de preferência, colocados para tomar um ar às vezes (na sombra, é claro).

Quando se tratar de peças de couro sintético, é importante tomar o cuidado de armazená-las também em espaços grandes, evitando o atrito com outras peças, pois pode sofrer transferência de cor.

Hidrate a peça

A última dica é manter a hidratação do couro sempre em dia, pois quando está ressecado começa a rachar e no caso dos couros sintéticos, esfarelar. O ideal é fazer a hidratação com produtos específicos de 3 a 4 vezes por ano.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas com cuidados com produtos de couro. Para saber mais informações sobre o assunto, convidamos à leitura de um artigo com 6 dicas para conservar sua bolsa de couro.